Iniciantes - Aqui !

Bom , como todos os dias sempre tem gente nova chegando no fantástico mundo do Arduino , estou fazendo essa pagina para os que ( literalmente caem de paraquedas) e os que tem seus conhecimentos limitados .
Primeiramente , sejam bem vindos e se inscrevam aqui no blog !
Antes de sair querendo fazer a roupa do Iron Man , é preciso que você saiba o que está fazendo ,e principalmente como está fazendo .
Antes de tudo , programação é fundamental . ( não é um bicho de 7 cabeças , se você está lendo esse texto provavelmente irá conseguir , desde que saiba interpretar corretamente um texto ).

--
Primeiro passo - Faça o download do ambiente de desenvolvimento 
Segundo passo -  Conheça a IDE , para que serve cada botão , área de desenvolvimento .

Conhecendo o ambiente de programação , é a hora de iniciar , aprendendo os tipos de variáveis e como elas se comportam em um algoritmo 
Mas um programa não é feito apenas de variáveis , para se tomar uma decisão é preciso de condições , leituras de sensores , dados vindos de um pc . 
E por final , os comandos em si .

Com tudo isso lido , interpretado e principalmente Entendido !  voce será capaz de fazer qualquer tutorial aqui do blog .
Não tenham medo de errar na programação , o máximo que vai acontecer é que não vai compilar .
E em caso de duvidas , não tenha medo de perguntar !  Use os comentários eles estão ai para isso .

PS. Aos poucos vou colocar mais coisas aqui , mas caso queiram existe um post ( bem nos primórdios) com as ferramentas basicas para sua bancada , que vai desde uma estação de solda  até a série de como montar a sua fonte 

23 comentários:

  1. Olá.

    Antes de mais, Parabéns pelo seu blog.
    Muito interessante para quem está a começar!!

    Apesar de já ter pesquisado, tenho ainda algumas dúvidas, que gostaria que voce ou seus visitantes, alguns, bem mais que pricipiantes me ajudassem!!!

    Queria ler no Arduino, a tensão proveniniente de uma fonte de tensão.
    Na verdade, estou a desenvolver um circuito para ler temperatura, montei o circuito numa breadboard, e queria agora no Arduino ler o valor da tensão..
    O objetivo da utilização do Arduino será converter esse sinal analógico para um sinal digital..

    Se alguém tiver feito um trabalho identico e tenha conhecimento dos comandos, pf, responda...


    cumps

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esa tensão for de até 5v , sem problemas de ler no arduino . Pesquise aqui no blog que eu já fiz tudo isso que voce quer

      Excluir
  2. Muito bom o blog, necessito de uma orientação para um projeto de faculdade, utilizando o arduíno uno. O projeto é até complexo para o nível de conhecimento da minha equipe e estamos recorrendo a todos os sites. O programa é em C para fazer um circuito de abertura de portas(físicas) através senha. O projeto é um sistema de segurança. Se puder orientar com qualquer informação desde já agradecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voces vão usar teclado matricial ou rfid ?
      o código em si não é dificil de fazer , o que pega são os acionamentos / comunicações
      proximo projeto irá englobar um pouco disso

      Excluir
  3. Olá amigos boa noite, deixa eu me apresentar:
    Trabalho com eletrônica, manutenção, desde 1995, e nunca peguei uma linguagem de programação para estudar a fundo, pois me decepcionei com assembly nas primeiras 2 horas e desisti. :) Essa tentativa e frustração tem uns 7 anos.

    Tenho uma empresa a 10 anos, e comercializo produtos eletrônicos muito simples que paguei engenheiro que desenvolveu as firmware em C.
    Descobri recentemente, ou melhor, cheguei a conclusão que qualquer técnico com conhecimentos em programação, ou engenheiro recem formado consegue fazer os projetos desses produtos, pois são bem simples, configuração por teclado, display 16x2, armar rele, ler sensor de presença, comunicação serial RS232 ou USB.

    Levando em conta o meu grande interesse por aprender a programar micro, fazer a "coisa" do meu jeito, hoje eu que faço os gabinetes dos meus produtos, eu que desenho as PCI, painel de policarbonato, etc.

    Então conheci o "Arduino" em Dezembro de 2014, um amigo que me mostrou uma plaquinha me explicou algumas coisas e apaixonei.

    Tenho algumas duvidas, básicas, pré aprendizado e gostaria da ajuda de vocês.
    Pois se o Arduino é tão fácil e está ai no mercado, pra que vou estudar e investir tempo em C?

    1º Posso desenvolver projetos de produtos utilizando o Arduino, e vender comercialmente esses produtos?
    Obs.: Não vou utilizar a placa arduino uno328 ou mega2560, vou usar apenas o uno ou mega para aprendizado e desenvolvimento do produto, depois vou desenhar a PCI como se faz necessária para o produto em questão, e apenas gravar a firmware que foi feita em cima do uno, na placa que eu desenhei.
    Posso criar produto dessa forma?

    2º É confiavel criar produto comercial feito com Arduino?
    Obs.: Estou tendo essa duvida, pois muitos ja disseram que não é confiavel que da muito problema, outros ja disseram que é a linguagem do futuro, mais fácil, que qualquer um pode criar projetos.

    3º Arduino está para a linguagem C, assim como Delphi está para Pascal?
    Esta certa essa afirmação? Arduino é apenas uma plataforma de desenvolvimento, uma ferramenta, da linguagem C ??

    4º A IDE (Interface de desenvolvimento) do Arduino é confiavel mesmo? Reforçando o item 1 e 2, posso estudar, aprender, desenvolver pequenos produtos comerciais, e comercializar sem dor de cabeça, que se tiver que dar problema vai ser com hardware porque tinha que dar mesmo!!! Estou certo nessa afirmação?
    Desculpe ter escrito um texto grande e obrigado a quem puder me ajudar.

    grato;
    RodBeo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo , primeira mente muito obrigado por acompanhar o blog . Vamos lá ..
      respondendo as suas perguntas .

      1- sim , pode desenvolver produtos dessa forma . Mas pelas diretrizes da plataforma do arduino ( de código aberto ) , voce tem que disponibilizar o código fonte do seu software .
      2-Sim é possível desenvolver um produto comercial feito com arduino , ( o controle do portão aqui de casa o controlador é um atmega328p-pu .
      3-Arduino é uma plataforma de desenvolvimento , sua linguagem (wiring) é baseada em C tanto que a sua estrutura é idêntica .
      4- A interface da IDE é confiavel , mas não é tão otimizada assim .
      Existem outras ferramentas para programar o micro-controlador como o AVR Studio , Visual Studio entre outras interfaces . Digamos , como voce irá desenvolver alguma coisa que irá ultilizar a memória do uC , tu irá ter que otimizar o espaço , fazendo o uso de ponteiros para armazenar esses dados diretamente ( sem o uso de variáveis ) .

      Se voce tiver alguma outra duvida pode comentar a vontade !

      Excluir
  4. oi amigo , o 2° é o a pedrinha no meu tênis esquerdo ,
    se dá para "vender e não gerar problemas" ,
    - eu quero desenvolver um equipamento para aviões ,
    e já pensou em pleno vôo o bichinho apagar ,
    - bem mais antes disso , eu vou ler todo o "tutorial para iniciantes" ,
    e depois me atrevo a fazer ,
    - obrigado pela chance dessa pergunta ,
    serve para abrir nossos olhos, ok

    ResponderExcluir
  5. Ola amigos, bom sou mais um iniciante em arduino, gostaria de comprar o arduino e os seu s perifericos mas tenho muitas duvidas, o que comprar? e onde comprar? existem diferença nos varios modelos de arduino que dificultam eu seguir estes tutoriais ou quanquer arduino posso acompanhar sem dificuldades?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Amigos preciso de um programa para ligar um motor tripolar, mas eu nao consigo usar nem o bipolar, ja tentei mil de coisas mas esta dando errado. por favor alguém pode me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mande um email arduinoblogbrasil@gmail.com ligar um motor trifásico não é a mesma coisa que ligar um motorzinho DC

      Excluir
  7. bom tarde!
    to tentando fazer a comunicação entre arduino uno e uma placa GSM SIM 900, alguém consegue me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce ja estudou um pouco da programação do arduino .. digamos que comunicação gsm não seja uma coisa para iniciantes .. vá aos poucos e compreenda o que você faz .
      me mande um email com as especificações da sua placa e sua duvida detalhada
      arduinoblogbrasil@gmail.com

      Excluir
  8. Boa Tarde.
    Fiquei muito interessado no conteúdo desta matéria, mas infelizmente os links estão expirados (imagino). Poderias disponibilizar este material novamente?
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra já , fiquei um tempo afastado do blog por motivos de saude . mas estou voltando já atualizo os links

      Excluir
  9. Boa noite! Estou procurando ajuda para um problema em relação ao arduino. Já tinha feito um simples projeto acendendo um led. Agora estou tentando repetir o experimento e não tenho tido êxito. Li algo que poderia ser o windows 8, mas a Sketch carrega normalmente acendendo o led on board , pino 13, baixei um simulador de arduíno e o resultado foi o mesmo apenas o led on board funciona. Alguem poderia me dar alguma dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eron , descreva melhor seu problema .. seu código , seu led está bom ?

      Excluir
  10. Boa tarde , eu preciso de ajuda num projeto de escola.
    Eu gostaria de saber de como programar o buzzer com o HC-05. O HC-05 vai ta conectado no celular , quando desconectar o buzzer vai apitar.
    Eu tô com dificuldade em fazer essa programação.alguem me ajuda ??

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tá dando erro em todos os links!

    ResponderExcluir
  12. ola amigos gostaria de parabenizar o criador do site pelo excelente conteúdo apresentado. Recentemente também escrevi um conteúdo relacionado a Arduino para iniciantes em meu blog. quem quiser dar uma olhada segue o link : https://blog.silvatronics.com.br/arduino-o-guia-definitivo/

    ResponderExcluir