quarta-feira, 24 de julho de 2013

Controlando seu Arduino pela internet (UPGRADE 2~3)

Tudo bom pessoal ! Deixa eu tirar o pó do meu arduino aqui ..

Depois de o que eu previa de uma semana de correria , essa semana acabou virando um mes de correria e eu não consegui postar nada aqui . 
BUT , desistir jamais !
Vamos lá .. conforme o prometido , vamos dar um up no post que é com certeza o mais acessado do blog (até agora são 5565 acessos )






Voce vai precisar de :

1- LCD 16x2 (com ou sem backlight)
1- Arduino
1- Releshield , ou rele's avulsos
1- protoboard
1-Potenciometro de 10KΩ
Alguns Jumper's

--

Com os materiais em mãos , vamos lá ..
Começando com o LCD .

Ligação do lcd na protoboard : voce deverá verificar a pinagem , pois alguns não possuem backlight , como é o meu caso onde a alimentação do led de iluminação é feita pelos pinos 15 e 16 . que vem inversos aos pinos de comunicação que vão de 1 a 14 , ou seja a sequencia da pinagem do meu lcd é (15,16,1,2 ~ 13,14) , veja o datasheet aqui .

No site da nave mãe , podemos encontrar um esquematico de como ligar o display lcd no arduino .Aqui 
que é exatamente o que eu fiz . apenas atento a pinagem do meu LCD
Clique na imagem para ampliar .


- Com o LCD devidamente montado , nos sobram algumas portas livres  ( 6,7,8,9,10,13)
Vamos usar as portas 7,8,9 e 10 para fornecer o sinal para acionar os reles .


Aqui voce encontra como ligar os reles .

Mas fique atento aos pinos , ultilize as portas 7,8 e 9 para os reles , e o pino de numero 10 caso o seu lcd possua background .. ligue o no pino 10 . mas caso queira deixar o lcd sem iluminacao ( ou nao tenha ) poderá usar a porta 10 para ligar mais um rele .



Nenhum comentário:

Postar um comentário