domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como funciona os reed-switch

Um componente de grande utilidade que pode ser usado como sensor em muitas aplicações mecatrônicas, robóticas e de automação é o reed-switch ou interruptor de lâminas. Veja como ele funciona e como usá-lo como sensor, na elaboração de sensíveis relés ou ainda como comutador em circuitos de controle.
Os reed-switches ou interruptores de lâminas consistem em dispositivos formados por um bulbo de vidro no interior do qual existem lâminas flexíveis feitas de materiais que podem sofrer a ação de campos magnéticos. O bulbo de vidro é cheio com um gás inerte de modo a evitar a ação corrosiva do ar sobre as lâminas, o que afetaria o contacto elétrico em pouco tempo.
Nas condições normais, as lâminas estão separadas e nenhuma corrente pode circular através do componente. Ele opera como uma chave aberta.

Aproximando um imã permanente do dispositivo, conforme mostra a figura 2, a ação do campo magnético faz com que as lâminas se magnetizem e com isso se atraiam, unindo-se. Nestas condições o contacto elétrico é fechado.
Em outras palavras, o reed-switch abre e fecha seus contactos conforme a ação de um campo magnético externo.

É importante observar que para termos uma ação apropriada das lâminas fechando os contactos o campo magnético precisa ser corretamente orientado. Se o campo não magnetizar as lâminas de modo que elas se atraiam, não há a atuação da chave.


Como usar um Reed-Switch 

Os reed-swtiches comuns são dispositivos de baixa corrente. Os tipos comuns são especificados para controlar correntes que não vão muito além dos 200 mA.

Assim, nunca devemos usar esses componentes para controlar diretamente cargas de maior potência, como motores, solenóides, lâmpadas cujas correntes sejam maiores do que os valores indicados.

Exemplo de como controlar cargas maiores .




usamos o reed-switch para controlar um relés cujos contactos possam suportar a corrente drenada pela carga que deve ser controlada. Na outra usamos o reed-switch para comutar um transistor ou outro semicondutor que tem a carga controlada no seu coletor. O resistor de polarização do componente determina a corrente através do reed-switch.

As tensões máximas que esse componente suporta quando os contactos estão abertos também não é das mais elevadas. Normalmente eles não devem ser usados com tensões acima de uns 50 V tipicamente. Para valores maiores, as especificações do componente devem ser consultadas.

Finalmente, o reed-switch é um componente que tem uma velocidade de resposta relativamente alta. Podemos usá-lo para abrir e fechar os contactos rapidamente pela passagem de um campo magnético rápido.

Isso permite que ele seja usado como sensor de rotações ou de movimento.

Exemplo de datasheets com as especificações 1 , 2 .



Nenhum comentário:

Postar um comentário